In the latest May 2023 report, the Rural Enterprises Financing...
Read MoreComponente 2: Capacitação e Apoio às Instituições Financeiras e Empreendimentos Rurais
- Página Inicial
- Componente 2: Capacitação e Apoio às Instituições Financeiras e Empreendimentos Rurais
Subcomponete 2.1. Apoio às instituições essenciais locais
- Fortalecimento das ASCAs (GPCRs)
O trabalho realizado com as ASCAs tem o objectivo de torna-las cada vez mais sustentáveis. Esta subcomponente é implementada em parceria com o FARE, que tem vindo a providenciar assistência aos grupos através de (1) desenvolvimento de capacidades, (2) assistência na legalização e (3) ligação aos serviços financeiros formais, através da abertura de contas bancárias e uso dos diferentes serviços financeiros.
A implementação destas atividades é feita em 7 províncias a nível Nacional, tendo sensibilizado até a data, cerca de 1.591 grupos de ASCAS com cerca de 72.398 membros, das quais 65% são mulheres. Do trabalho realizado com estes grupos, foram alcançados seguintes resultados:
- Feita avaliação de maturidade de todos grupos mapeados, sendo que 1525 foram avaliados positivamente;
- 1398 grupos assistidos no processo de compilação dos estatutos e outros documentos necessários para o registo;
- Obtidos despachos a nível distrital de 902 grupos;
- Legalizados 499 grupos de ASCAS, isto é, tiveram a avaliação de maturidade feita;
- 411 grupos (com cerca de 9.000 membros) ligados aos serviços financeiros, através da abertura de conta.
A pertinência de ligar estes grupos aos serviços financeiros, está associado ao facto de poderem ter oportunidade de assegurar a gestão mais segura dos valores provenientes das atividades de poupanças, bem como criar oportunidades para que estes grupos telham oportunidades de financiamento e outros tipos de assistência no geral. Por constituir grupos relevantes no contexto de desenvolvimento rural.
Dado seu papel relevante para o desenvolvimento rural, em curso a analise de ASCAS bem como das condições das linhas de crédito, para identificar uma estratégia que permita que estes grupos possam receber financiamentos que possam ser providenciadas aos seus membros, visto que um dos maiores constrangimentos destes grupos tem que ver com a falta de liquidez para satisfazer as necessidades dos membros.
- Assistência técnica às instituições financeiras participantes
Com vista melhorar a performance das instituições financeiras participantes da linha de crédito, o REFP através do Gestor de fundos, prevê ao longo do terceiro trimestre, prover assistência técnica às instituições financeiras. Para o efeito, foi realizado pelo gestor de fundos, um processo de levantamento das principais necessidades de fortalecimento a nível das instituições financeiras.
Por outro lado, através da AMOMIF, o REFP tem feito assistência às instituições financeiras com o objectivo de tornar as instituições financeiras mais robustas para provisão dos serviços financeiros às populações rurais.
Subcomponente 2.2. Serviços de desenvolvimento de negócio
O grupo alvo desta subcomponente são empreendedores rurais dos diferentes sectores, com destaque para o de agricultura e pecuária. Com estes, o REFP pretende contribuir para melhorar o acesso aos serviços de desenvolvimento de negócios aos empreendedores rurais, para que possam ter os seus empreendimentos cada vez mais rentáveis e melhorarem o acesso a oportunidades de financiamento, a implementação desta subcomponente é feita através de dois parceiros, o BAGC e o IPEME.
Durante este processo, os empreendedores rurais previamente mapeados/diagnosticados, são submetidos a uma série de treinamentos e ações de acompanhamento visando melhorar a performance dos seus negócios, através da melhoria de acesso ao Mercado, habilidades para gestão de negócio bem como acesso aos serviços financeiros para melhoria dos seus investimentos.
Até a data, 622 beneficiários foram assistidos em matérias relacionadas com Gestão básica de negócio e apoio no Desenho de planos de negócio para solicitação de financiamento nas instituições financeiras, contratadas no âmbito do Projeto e não só. Por outro lado, 37 beneficiários foram assistidos através do programa de encubação empresaria.