O Rural Enterprise Financing Project – REFP é um programa do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural – MADER financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA ou IFAD, para contribuir na melhoria dos meios de subsistência das famílias rurais pobres. O projecto visa aumentar a disponibilidade, acesso e utilização de serviços financeiros sustentáveis adaptados (adequados, acessíveis e inovadores), e serviços de apoio técnico nas zonas rurais. O REFP inclui no seu desenho uma componente de Graduação do REFP para que as famílias em extrema pobreza possam aumentar a base dos seus activos, crescerem os seus negócios e acessarem às finanças formais.
A Fundação Capital (FK), implementou a componente de Graduação do REFP no centro de Moçambique, nas províncias de Manica (distritos de Bárue e Guro), Sofala (Búzi e Muanza), Tete (Changara e Chiuta) e Zambézia (Nicoadala e Mopeia). A abordagem de Graduação da FK teve como principal objectivo construir gradualmente as capacidades das famílias extremamente pobres através de um conjunto sequenciado de intervenções entregues de forma calendarizada destinadas a reforçar os bens produtivos, financeiros, humanos e sociais de modo a que os participantes tornem-se auto-suficientes, construam a capacidade necessária para enfrentar choques (maior resiliência) e em última análise, a graduar-se para actividades económicas correntes.
A metodologia que a FK usou em Moçambique no âmbito do REFP, assenta-se em 5 grandes pilares: i) treinamentos / coaching com meios impressos e digitais, ii) incentivo ao investimento, iii) promoção de poupança, iv) treinamentos em habilidades técnicas e v) acesso às finanças/ ligação aos serviços financeiros formais. Desde Julho 2021 a Junho de 2023 o projecto teve 3 principais fases: Fase 1: (Concepção e Preparação – 8 meses); Fase 2: (Implementação – 16 meses) e Fase 3: (Encerramento – 2 meses no final da fase 2).
Na segunda a FK selecionou 5000 beneficiarios na regiao Centro do Pais e na terceira fase encerou com 3977 beneficiarios.